Aconteceu na manhã do dia 10 de novembro de 2011, a re-integração de posse, determinada pelo Juiz Federal de Vara Única Dr. Pedro Holliday.
Esta sendo executada a re-integração de posse das Fazendas Sitio Rodovia I, Acipe I, Acuipe II e Faz. Califórnia, onde residem atualmente cerca de 40 famílias de índio Tupinambá sob a liderança de Cacique Valdenilson Oliveira, que ficaram a margem da Rodovia BA 001, no Km 30 (Ilhéus/Canavieires), Acuipe de Baixo.
Com quatro viaturas e 20 agentes da policia Federal, acompanhado do Oficial de Justiça Elio Nascimento, inicia-se a retirada das famílias indígenas que ficaram desabrigadas, o proprietário do chamado Primavera Empreendimentos Ltda, o Italiano Ivo Vanzania, não compareceu no local, enviando seu advogado Drº. Lelio Furt ado, que se diz autorizado a negociar a retirada dos índios Tupinambá.
Após fazer o seu ritual (porancin), os Tupinambá reuniram-se com os Caciques e lideranças Tupinambá e resolveram permanecer em seu território em uma área menor próximo a Escola Municipal e o Posto de Saúde do Acuipe de Baixo.
Indignados com a decisão judicial o Cacique Valdenilson, alertou "aqui no Brasil os povos originários tem menos direito que os estrangeiros, nos legítimos donos deste lugar temos que sair das nossas terras para que um italiano, do outro lado do mundo possa fazer seu empreendimento, gostaria que ele estivesse aqui olhar nos olhos desses índios que vão ficar na beira da estrada, queria ouvir dele se isso e justo" finaliza.
Cláudio Magalhães
Liderança Tupinambá
Membro do COPIBA
Conselho Estadual dos Direitos dos povos indígenas da Bahia
www.juvenal.teodoro@uol.com.br
http://mais.uol.com.br/juvenalpayaya
https://twitter.com/Jpayaya
Nenhum comentário:
Postar um comentário